
Aulas

O treino funcional é um método de treino desportivo que tem como objetivo de melhorar a condição física, reproduzindo os movimentos naturais do quotidiano. Desta forma o praticante potencia as suas capacidades físicas tais como: força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade ao realizar movimentos como saltar, correr, puxar, agachar, rodar e empurrar.
Este método treina os movimentos e os músculos, adaptando-se às necessidades específicas de cada individuo, aliado aos exercícios com o peso corporal ainda podemos utilizar materiais como por exemplo: cabos elásticos, pesos e bolas medicinais. Começou a ser praticado por atletas de alta competição e por pessoas que procuravam a reabilitação, mas cada vez mais os iniciantes na atividade física procuram o treino funcional como atividade física regular.
O treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência - de forma integrada por através de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo. (Ribeiro 2006)

Karate Desportivo
As competições de Karaté dividem-se em duas modalidades Kumite e Kata, são como dois lados de uma moeda.
Kata é uma série sistematicamente organizada de técnicas ofensivas e defensivas, executadas numa sequência. Nesta forma de competição, o oponente existe somente na visualização mental do concorrente.
No Kumite, dois oponentes enfrentam-se em uma luta onde cada um deve atacar e defender, tentando marcar pontos por meio de golpes apropriadamente colocados. Desta forma, o Kumite pode ser considerado como uma aplicação dos fundamentos do Kata.
Ambas modalidades podem ser competidas individualmente ou em equipa, não constitui nenhuma pré-combinação de técnicas e são permitidos aos competidores fazer livremente uso de suas potências mentais, emocionais, físicas e técnicas.